Um pouco sobre Design Alemão

“Pioneira no desenvolvimento do design como uma ferramenta essencial à produção industrial, a Alemanha tem sido, ao longo dos últimos duzentos anos, uma das mais importantes referências sobre o tema em todo o mundo .

O design está presente em tudo, na medida em que cada coisa, cada objeto, tem uma forma particular. O design surgiu, durante o século XIX, como solução para otimizar a fabricação de utensílios para a casa, tais como mobiliário, louças e adornos, entre outros.

É praticamente impossível não citar a Bauhaus, escola de design e arquitetura alemã mais influente dos anos 20 do século passado e que segue sendo referência primária quando o assunto é design de produto.

A Bauhaus, que funciona até hoje na cidade de Weimar com status de universidade e que tem seu arquivo histórico em Berlim, foi um celeiro de idéias para artistas como Mies van der Rohe e Martin Gropius, que praticaram com enorme destreza e uma originalidade sem precedentes a capacidade de adequar a arte e suas variações às condições de produção da sociedade industrial.  (…)

Mas o que torna o design alemão genuinamente “alemão”? Simplicidade e funcionalidade são termos-chave para a sua compreensão. O design inicialmente desenvolvido na Alemanha tinha como meta reduzir o objeto às suas formas mais básicas, quase naturais. Pode-se afirmar que ele representou, num primeiro momento, a vanguarda das formas, paradoxalmente por sua simplicidade, e hoje em dia é mundialmente reconhecido como uma das grandes escolas da criação funcional e, ao mesmo tempo, estética. Não por acaso, os materiais mais usados no design e na arquitetura alemãs são o aço, o plástico e o vidro. Porque podem ser encontrados em todo o mundo industrializado e por sua capacidade de criar e de se transformarem em símbolos.”  ( Leia esta matéria completa no site da Embaixada Alemanha Brasília)

Imagens via e-mail.

Esta entrada foi publicada em Arte e Cultura e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Um pouco sobre Design Alemão

  1. Heloisa Venturelli disse:

    Queila,

    Que matéria legal e que criatividade desses designers!!

    bjo

  2. me diga foi o designer que desenvolveu os porta celular ou melhor suporte para carregador

  3. Adorei a matéria! Alemães mandam muitissimo bem em design!
    beijos

  4. Iolanda Ribeiro disse:

    Oi, Queila adorei, sua matéria, como é gostoso saber que tudo tem
    um jeito tão simplificado para algumas coisas o qual achamos difícil no dia a dia.
    Adorei, gostaria até de ver mais imagens.

    Parabéns!!!

    Iolanda Ribeiro

  5. RUBENS MACHADO disse:

    OLA QUEILA,
    VOCÊ TEM ALGUMA FOTO DESIGN ALEMÃO (UTILIDADE DOMESTICA)
    vendas@toolplast.com.br

  6. Michael disse:

    GOstei do design das coisas mostradas nas fotos!

    O prato com suporte para copo é muito show!!!

    abraços

    Michael Doni

  7. Josana disse:

    Ola Queila,

    Gosto mto das suas materias! Traz sempre uma brisa gostosa…

    Vendo o design alemão me lembra também o design escandinavo, existe uma ligação? Pois vendo o alemão, também existe a ligação forte com o design orgânico.

    Super beijo,
    Josana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *