O que é design de moda? Parte 1/4

Leia também O que é design de moda? Origem e Evolução – Parte 2/4.

Está entre as principais missões dos cursos de Design de Moda compreender o conceito de desenho industrial, seus padrões de aparência, sua transposição para a indústria do vestuário e as relações manifestadas estilisticamente no séc XIX, XX e XXI, através do fenômeno da moda e de seus códigos de elegância.

É preciso demonstrar o peso deste setor produtivo dentro da história econômica e social destes novos tempos modernos e, se colocar como dignos e merecedores dos créditos que contribuíram para projetar e construir o indivíduo contemporâneo. Para tanto, acreditamos que se faz necessário compreender o conceito de Estilismo e sua transposição para as matrizes formais que estabeleceram o projeto de indústria de massa nestes séculos.

INTRODUÇÃO

Segundo Julio Carlo Argan (1989), ao se discutir sobre a aplicação de aparências modalizadas em objetos de design industrial é preciso ter sempre certo que:

…a Moda é a presença, em determinado período histórico, de algumas formas expressivas não obrigatoriamente vinculadas a necessidades de caráter ético e social. Dependente muitas vezes apenas de uma efêmera necessidade de mudança que é capaz de determinar as mutações e variações indispensáveis à organização de alguns elementos estilísticos dentro de uma dada cultura.

Uma necessidade tão efêmera de mudança nos faz questionar sobre qual deve ser o fator primordial que determina o elemento formal dos objetos industrializados, integrados ao fenômeno da moda, que permite o seu reconhecimento em um universo de representação estilística, nos fazendo questionar também, sobre até que ponto se pode identificar a moda como parte que determina ou participa do estilo de uma época.

O produto do design industrial está sujeito à rapidez de consumo e à obsolescência de sua aparência e, por isso, exposto à instabilidade formal interpretada como gratuita que comumente é relegada aos objetos que são criados e produzidos dentro do sistema de moda.

O que se costuma discutir sobre esta relação é sua maior adaptabilidade ao sistema de forma funcional que derivada da natureza técnica do objeto ou forma decorativa decorrente de sua natureza afetiva. Acreditam os estudiosos de design que a escolha e o uso do vestuário são, na maioria das vezes, de ordem afetiva, visto que a moda é mais visível em objetos de uso pessoal.

Estudioso das questões do design de moda, George Nelson, em sua obra In Problems of Design, afirma que (1957):

… a moda é a expressão do hábito popular tirado das coisas e é constantemente obsoleta e cíclica e, que para se distinguir entre o que está na moda e o que está em obsolescência se deve considerar o desgaste do objeto devido à superação de um dado técnico e formal.

Para ele, um gênero que está fora da moda possui a disposição de adotar modelos antiquados por motivos afetivos ou diferenciação social como uma forma artística que procura fazer publicidade de si próprio no produto.

Porém, além da questão formal do objeto, o modo de trabalho em equipe contribui para diferenciar o produto do design das demais formas produtivas, é um produto que deriva de múltiplas atividades.

O projeto é uma das etapas. Elementos técnicos, econômicos e mecânicos, além de estéticos, convergem para a produção.

Ser Designer significa programar para a indústria; o gosto deve estar vinculado tanto ao gosto do público à que se destina o produto, como às exigências econômicas a que tenha que se submeter. Estas são as duas razões que obrigam a trabalhar em equipe, para que se possa estar em contato tanto com o setor produtivo como com o setor técnico científico.

É preciso estar inteirado das técnicas e pesquisas motivacionais de mercado, da ergonomia e das técnicas de tratamento de materiais, só assim é possível produzir o belo simbolicamente eficaz.

Ser designer não é apenas ser um desenhista, é ser projetista de objetos que serão reproduzidos industrialmente e num plano de processo produtivo.

A operação produtiva no seu todo implica em reagrupar informações de diferentes especialidades: técnicas, estatísticas, perícia de mercado e técnicas operativas.

A tarefa é maior do que estilizar, revestir de superfície apropriada e nova cujas características vitais ele ignora; deve impor as dimensões ópticas cuja construção deverá ater-se ao valor formal considerado por aquele que é mais adequado à exigência do público. Deve também pensar se o problema foi colocado com clareza e se torna compreensível para o público a que se dirige salientando as qualidades funcionais para que se sobressaiam.

Leia também O que é design de moda? Origem e Evolução – Parte 2/4.

Por Queila Ferraz

Esta entrada foi publicada em História da Moda e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

49 respostas a O que é design de moda? Parte 1/4

  1. Vithória disse:

    Adorei esse site.
    Tenho apenas 11 anos mas adoro desenhar moda,treino quase todos os dias.
    Adorei saber mais sobre ela(moda).

  2. rubia patricia ferreira da silva disse:

    oi tudo bem? gostaria de saber em que área posso está trabahando como deagne de moda e se é lucrativa a área ja que tenho entersse de presta faculdade, pôs ja sou costureira grata desde então

  3. Micheli disse:

    oii td bem ?
    eu gostaria de saber qual é o nome do programa de computador que está mostrando aii em cima…
    eu quero fazer a desing de moda…
    vooc poderia falar um pouco pra mim…
    responda no meu email ..

  4. maria gabriela disse:

    Tenho 11 anos ja estou pensando em fazer faculdade de desing de moda.Queria que vcs falasem mais sobre esta profisão.E achei um maximo essa materia :)

  5. Olà tenho 17 anos , desenho mt bem , e tenho muitas duvidas ! Qual a diferença de estilista para ao Designer de roupas , ou sò o nome ..? Amo mt Moda , tenho talento para estilismo . Eu tambèm gostaria de saber as vantagens e desvantagens , se compensa investir aqui em Curitiba ,( porque nao sei se aqui vale a pena) e como que fasso para procurar um emprego assim , procurei muito cursos , mais nao achei ! Estou perdido..e acho q seria muito ùtil nesse mercado futuramente . ;)
    Agradeçido ja pelo site , foi muito ùtil.Obrigado !!

  6. Eu tenho 33 anos nunca fiz nenhuma faculdade,e agora decide que quero fazer uma só que eu estou na dúvida e não sei por onde começar,amo moda tudo que desrespeito a tecidos e tendencias eu gosto muito,sempre estou antenada sobre moda,só que não sei desenhar,e gostaria de saber se minha idade esta muito avançada para o mercado e se é muito desgastante e exigente essa área?desde já deixo o meu agradeço pela atenção dada.Obrigada!

  7. karen disse:

    Adoro moda, gosto de saber me vestir, e ensinar novas formas de se vestir as pessoas.sempre tive certeza pois é o meu sonho.e agora vou realiza-lo.por isso gostei do seu site .onde tem moda eu to dentro.

  8. Jéssica Catrine disse:

    OIII!!!! estou querendo curssar moda + hoje em dia é necessário saber se este curso é compensativo no mercado de trabalho. ! quero fazer e tenho duvidas!!! e em relação a estagio como acontece??? estou c duvidas!!! desde de ja agradeço!!!!!

  9. lei8dycayty disse:

    legal!!!!!!!!!!

  10. Laís disse:

    eu gostaria de saber a diferença entre estilista e designer !! obrigada, *-*

  11. Laís disse:

    Bom, adorei o site, eu verdadeiramente tinha um pouco de dúvidas …sei que estou na 7ª série mas já estou CERTA que irei fazer DESIGNER DE MODA *-*

  12. AMANDA PASSOS disse:

    ADORUUUUUUUUUUUU D+ MODA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. taís disse:

    oiiiiiiiiiiiiiii

    bem marraaa a materia já to cursando moda e acho um maximo….

  14. etelvina disse:

    gostaria de saber ..se esse curço de dsign de moda e compensativo no mercado de trabalho quero fazer e tenho duvida se esse ramo da dinheiro des de ja agradeço … amei esse site

  15. Kassandra disse:

    Olá,tudo bem? gosto muito dessa palavra moda, não entendo muito mas sou bastante interessada, ja fiz curso em agências de modelo, alguns pequenos trabalhos nada grandioso, adoro a moda em mim… estou querendo estudar design de moda, achei interessante a matéria e acho que estou descobrindo algo que eu realmente quero fazer, algo com o que identifico-me e gosto, mas gostaria de saber como é o mercado de trabalho é amplo,ajude-me a compreender um pouco melhor como funciona ou melhor como é ser um profissional dessa área? abração.

  16. Rayane disse:

    amei este site

    mas continuo com uma duvida o q realmente um designer em modas faz

    desenha ou faz?

    muito obrigada

    pretendo voutar a visitar o site

    espero resposta……

  17. camila disse:

    eu gostaria que vc me passace o nome do programa utilizado no texto assima …..obrido :D

  18. Kelly disse:

    Eu sou fascinada pela moda e gostava de saber o nome do programa informático que referiram em cima e se consigo adquirir o programa gratuitamente ?! Obrigada :)

  19. Mayara disse:

    Primeiramente queria parabeniza-los pelo matérial públicado no site,está de boa qualidade.A moda está crescendo muito em nosso país e várias pessoas estão descobrindo agora o amor por elas,e vocês estão ajudando bastante com as nóticias e sugestões públicadas sobre o ramo.Bom no futuro eu pretendo cursa uma fauldade de desing de moda.Gostaria de saber como é o nome do programa de computador que está ilustrado no texto !

  20. dhebby disse:

    oi…amei este site …muito bom mesmo.. mas gostaria de saber o nome do programa que aparece no texto …achei muito bom mesmo !

  21. Mari Ferraz disse:

    olaaa…
    eu tmbm adorei…

    sou uma estudante de DESIGN DE MODA… estou adorannnndoooo, eh muuuito legauuuu…

    ah, se quiserem dar uma olhadinha nos meus trabalhos sobre moda, entrem no meu blog..

    http://modamariferraz.blogspot.com/ valew….

  22. Luciane disse:

    designer de moda é só desenhar as roupas ou é fazê-las tambem???

    Adorei esse site
    Me responda o mais rapido possível
    Bjs

  23. gabryela disse:

    olá bom em prineiramente gostaria de saber o programa de computador q esta ilustrado no texto,e tambem queria saber tudo sobre desig de moda porque adoro está areá,pretendo fazer faculdade do ramo,mas tambem queria saber se está area da dinheiro e como podemos começar e um pouco do começo da carreira
    bjos

  24. salina disse:

    é muito legal isso bjs

  25. nandara disse:

    adoro moda mais ñ sei como começar

  26. luana mester disse:

    Gostaria de saber como é o nome do programa de computador que está ilustrado no texto!!!
    de já agradeço.

  27. bia disse:

    eu vou me formar para isso é o meu sonho, mas quanto vou ganhar em mdia por mes

  28. bia disse:

    eu quero me formar para design de moda, mas afinal quanto vou ganhar em média por mes

  29. Léia Bastos disse:

    Eu gostaria de saber realmente o que é Desing de moda ,como é que se trabalha e qual a diferença de moda e estilista!!

    Obrigada!

  30. Jordana disse:

    gostaria de saber como é o nome do programa de computador que esta ilustrado no texto, e se consigo adquiri-lo facilmente!!

  31. isadora disse:

    gostaria de saber como é o nome do programa de computador que esta ilustrado no texto, e se consigo adquiri-lo facilmente. obrigada

  32. Bianca disse:

    Oi Estou em duvida se realmente sigo o ramo de design em moda,tenhu medo do mercado de trabalho está saturado…como está oa mercado de trabalho vale a pena investir e da dinheiro?

  33. Jéssica disse:

    Bom eu ainda estou me descidindo e gostaria de saber a quais areas posso trabalhar com design de moda e se é bem aceitavel pelo mercado de trabalho hoje em dia, para ser empregada, por exemplo em quais lugares posso colocar em pratica, e quais as vantagens e desvantagens.

    obrigada!

  34. maí reis disse:

    nossa!!!!!o mundo da moda sempre me tocou e chamou minha atenção,,,comecei nesse ano de 2009 a facu de designe de moda e gostaria de saber q tipo de lugar eu posso está fazendo estágil e qual a diferença de estilista e design de moda,ou só muda o nome?

  35. camila alencar disse:

    adorei estou querendo fazer desing em moda mais estou em duvida
    oq presta no vestibular
    sera q o mercado de trabalho e bom nesse ramo?

  36. nathy disse:

    o qe é realmente o desing de moda? qual a diferença para estilismo e moda?

  37. kelly disse:

    nossa achei muito interresante essa mteria,antes eu tinha um poco de duvidas sobre desing mas nossa agora nem tneo mas,nossa adoro desing amo isso!quero fazer faculdade de desing muito legal

  38. Vanessa disse:

    Moda,não é só roupa…

    E não eh nada glamuroso ser estilista,rala como qualquer outra profissão,as vezes até mais…

  39. Vanessa disse:

    Eu estou cursando a faculdade de Design de moda,eh uma área apaixonante,aconselho:*

  40. pri disse:

    gostaria de saber como é o nome do programa de computador que esta ilustrado no texto, e se consigo adquiri-lo facilmente!!

  41. Vanessa disse:

    Gostaria de saber como é onome do prgrama de computador que está ilustrado no texto!!!
    de já agradeço.

  42. thayame disse:

    tenho vontade de fazer um curso tecnco de design de moda mais naum sei por onde tenho apenas 15anho e moro en uma cidade que não oferece recursos universitarios tem um curso tecnico pra fazer em casa??
    muito grata
    bjos

  43. Ely disse:

    Adorei a matéria, eu vou começar a faculdade desing de moda xD
    quero saber mais sobre essa profissão..
    os prós e os contras!!
    Obtigada

  44. Pingback: Design da roupa » A historia do design-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>