O que é design de moda? Origem e Evolução – Parte 2/4

ORIGEM E EVOLUÇÃO

Leia também O que é design de moda? Parte 1/4.

A origem da palavra design está no latim designare, verbo que abrange o sentido de designar e de desenhar e portanto, já contém na sua origem o aspecto abstrato de conceber/projetar/atribuir e o concreto de registrar/configurar/formar, tratando assim de uma atividade que gera projeto, esboços e modelos.

Historicamente o marco fundamental que caracteriza a função e a existência do design se deu com a passagem de um tipo de fabricação em que o mesmo indivíduo concebe e executa o artefato, para um outro tipo de processo em que existe uma separação entre projetar e fabricar. Tal separação inicialmente não deu importância se o processo fabril ocorria por meios manuais ou mecânicos e, tão pouco relevava a questão da padronização e reprodução em série.

O uso do termo design começou a ser freqüente na Inglaterra do século XIX. Um número considerável de trabalhadores ligados principalmente à confecção de padrões ornamentais na indústria têxtil, já se intitulava designer, sugerindo a necessidade de estabelecer o design como uma etapa especificada do processo produtivo e de encarregá-la a um trabalhador especializado.

Esta condição, que fez parte da implantação do sistema industrial de fabricação, gerou a necessidade de organizar as primeiras escolas de design do século XIX e continuou gerando durante o século XX, obrigando a que só se considere hoje, como designer, um profissional formado em nível superior.

Surgiu uma nova figura de profissional, o designer como um homem que compartilha das mesmas origens e dos mesmos gostos dos consumidores que buscavam nessas produções, mais do que uma simples qualidade construtiva, uma afirmação de sua identidade social capaz de ostentar seu progresso profissional. A identidade das classes sociais passou por um processo de redefinição e, com o tempo, tais preocupações foram se difundindo por outras camadas sociais.

O cruzamento de dados de ordem econômica e cultural com outras informações de natureza tecnológica e artística faz-se essencial para dar sentido à diversidade da função do design em diferentes contextos.

Leia também O que é design de moda? Parte 1/4.

Por Queila Ferraz

Modelagem para reprodução em série

Esta entrada foi publicada em História da Moda e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a O que é design de moda? Origem e Evolução – Parte 2/4

  1. Oi muito bonitos sua artes…EU sou desenhista designer de moda.eu gostaria de trabalha.eu quero

  2. Priscila Zimmermann disse:

    Gostei muito, e isso ajudou eu a me inspirar para aperfeiçoar meus desenhos de roupa..
    🙂

  3. nossa eu so tenho 11 anos mais eu quero muito fazer desingn de moda eu desenho muito bem vestidos e eu amo fazer croks

  4. micaela disse:

    estao lindos

  5. Gabriela disse:

    Ei sou a Gabriela Natalli e tenho 15 anos . Ai , eu adorei tudo , pretendo me forma em design de moda , e aprendi muito mais sobre minha futura profissão por meio desse site . Obrigado *-* .

  6. TATIANA LAVOR disse:

    oi, adorei muiito achei bem legal,ja trabalho com moda e sei mais que nunca, moda é minha vida!

    • Gabriela Natalli . disse:

      aaaé , se tiver jeito de me ajudar com mais coisas , vou agradecer muito , sou facinada por moda , desde pequena . Se você tiver dicas , manda lá no e-mail , Beijooo *-*

  7. Jocimar disse:

    Eu amei seus desenhos também kero seguir pra essa carreira se Deus permitir decidir agora mais vou conseguir

  8. Camila disse:

    Nhàáh que sonho *——*
    amoo amoo amoo…
    Nãoo sei desenhar tbm…mas nada que um curso de DESENHISTA resolva! hihihihihi…. Meuu OBJETIVO é esse e euu vou CONSEGUIR se DEUS quiser \õ/

  9. Jessika disse:

    Gostei muito, parabéns!
    Estudo design e pretendo moda…

  10. joana darc disse:

    Ameei!!!
    Gostaria é estudar moda, por enquanto eu ainda não sei o suficiente mas eu vou chegar lá!
    Até!

  11. Suzane Meireles disse:

    Adorei ! Mas estou igual a Vanessa do comentario acima …
    Meu sonho é fazer Moda, mas não sei desenhar . Minha mãe é professora de desenho , ja foi estilista só que não deu certo . Ai eu quero seguir a carrera dela , porque é minha cara, Moda pra mim é minha vida apatir de hoje.Vou até o fim ,e vou correr atrás do meu sonho ….

    Bom Trabalho e até mais !

  12. vanessa disse:

    Adorei realmente

    meu sonho eh fazer designer de moda… mas nao sei desenhar… mas vou ate o fim pr conquistar meus objetivos
    e valeu pelo incentivo
    Vany Padilha

  13. Jenifer Rafael disse:

    ADOREIIII!!!

    Meu sonho é fazer moda!!!

  14. Ignez Pitta disse:

    Queila, parabéns! É esplêndido podermos participar desse seu conhecimento! Sucesso.
    Ignez Pitta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *