O livro História da Moda no Brasil – João Braga Neto e Luís André Prado

Há muito que nós estudiosos e curiosos da história da Moda precisamos de um estudo que abrangesse o “vestir tropical” das suas origens aos tempos atuais. Portanto, é com muita alegria que comento a recém lançada obra História da Moda no Brasil de João Braga e Luís André do Prado.

Não desmerecendo a parceria, principalmente porque sei que mais que fôlego, é preciso ter parceiros para dar conta de tal empreitada, este livro é para mim, a obra grandiosa de um amigo e parceiro querido.

História da Moda no Brasil é um daqueles textos que costumamos chamar de fundador, será impossível daqui para frente fazer qualquer estudo sobre a moda brasileira sem passar pelas referencias históricas destes autores.

Com uma escrita muito afetuosa, João e Luis tornaram esta leitura algo repleto de informação e de um tanto da memória de todos nós.

Historiador, assim como eu, João Braga honra a nossa estirpe no quesito metodológico e no levantamento das nossas raízes como povo de Moda ao falar da força do Pau Brasil e seu corante como força que impulsionou nossa colonização mercantilista. Importante também é a contribuição deste texto sobre nossas raízes têxteis junto ao movimento e aculturação do imigrante europeu no sul do país, bem visto quando fala do Dr. Blumenau e da jovem Renner, também é importante a história de nossos alfaiates e seus auxiliares escravos.

Leiam, comprem, tenham! É uma fonte importante de informação de Moda e, sobretudo um livro delicioso de ler quando conta dos chás da tarde na casa da tia Helena na Rua do Campanário. Lembrei-me dos meus chás da tarde na loja Mesbla da Rua Dom Jose de Barros em São Paulo. Quem de nós não tem uma boa lembrança de Moda? João e Luís lembram as mesmas coisas que nós.

Mas, para mim, que além de historiadora, sou professora de vários cursos de moda, o que este livro traz é a conquista que as escolas de moda trouxeram para a formação de nossa identidade de moda e este é um motivo a mais pelo qual aconselho a leitura deste texto tão rico e delicioso de ler.

Por Queila Ferraz

Sobre Queila Ferraz

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.
Esta entrada foi publicada em História da Moda e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.