Processos e Técnicas de Estamparia – Parte 1/3

Por Alexandre Gijon

Estamparia Localizada

Processo de estamparia de pequenas partes localizadas em peças de roupa.
Aplicada em sua maioria na frente de camisetas, porém não se restringe somente a essa área. Pode ser localizada em pernas de calças, costas de blusas, casacos ou qualquer parte onde se deseja aplicar uma estampa.

Leia também: Tipos de tinta e efeitos para Silk-Screen (Parte 2/3) e Estamparia Corrida – Parte 3/3.

Processos:

Essa é a mais popular forma de estamparia localizada. É feita a partir de uma tela de nylon perfurada (revelada pela impressão de um filme fotolito), onde a tinta é aplicada na tela e transferida para o tecido pelos furos na tela.

Não existem restrições de quantidades de cor, porém, quanto mais cores o desenho tiver, mas caro ele ficará, pois para cada cor, é necessário uma tela diferente.

Saiba mais sobre essa técnica no Pense Indústria . Veja diferentes tipos de acabamentos no site da Arte Final .

  • Quadricromia

É um processo de silk-screen onde são feitas 4 telas de nylon perfuradas especiais (com furos menores) que funcionam como os cilindros de impressão gráfica. São utilizadas as 4 cores da impressão gráfica em papel (Azul, Magenta, Amarelo e Preto) possibilitando obter com a mistura das cores uma extensa gama de combinações. É utilizada para estampar fotos em sua maioria, porém, a resolução de imagem deixa a desejar.

Leia ótima matéria sobre quadricromia no site AGABÊ

  • Transfer

Processo de transferência de imagem do papel para o tecido por prancha aquecida, impressões em impressoras laser. A tinta contida no papel é transferida para o tecido quando o papel é submetido à pressão e alta temperatura por alguns segundos.

Não existem limitações de cor por ser um processo de impressão.


  • Transfer Sublimático

Processo semelhante ao transfer comum, a diferença é o tipo de tinta utilizada e o toque proporcionado.
O transfer sublimático é feito com tinta sublimática, utilizada em impressoras especiais (sublimáticas).
A tinta sublimática é uma tinta que reage diretamente com a fibra dos tecidos de poliéster e poliamida e funciona como uma espécie de tingimento localizado.

Não existem limitações de cor por ser um processo de impressão.

Prensas para Transfer

Saiba mais

Serigrafia – A Arte da Reprodução das Cores

1) CONCEITO BÁSICO:

Em artes gráficas, existem basicamente duas formas de se reproduzir uma cor: através de cores chapadas, já na tonalidade final (mistura física de cores), ou através da técnica de Quadricromia.

Na impressão de cores chapadas, para cada cor é realizada uma impressão. Se uma certa arte tem 10 cores, serão 10 impressões distintas. As desvantagens são o tempo elevado para a conclusão do trabalho (se o número de cores for elevado), assim como a necessidade de uma maior precisão de registro. A grande vantagem é que podemos imprimir sobre um material de qualquer cor (até mesmo o preto), pois as tintas usadas são opacas (não confundir com fosca), isto é, não são transparentes.

A Quadricromia é uma técnica de impressão, que permite reproduzir, com extrema fidelidade, qualquer cor ou tonalidade (efeito ótico), através de 4 cores transparentes, independentes e sobrepostas: amarelo, magenta (vermelho), cyan (azul) e preto, preparadas segundo a Escala EUROPA. Como são tintas transparentes, somente podem ser impressas sobre um fundo branco.
Neste artigo, estaremos abordando quais os parâmetros e variáveis que devem ser conhecidos, analisados e definidos na preparação dos fotolitos (positivos) e das matrizes (telas) para a impressão de uma quadricromia de qualidade, utilizando a técnica de serigrafia.

2) PARÂMETROS DOS FOTOLITOS:

Para a reprodução gráfica de uma arte de tom contínuo, é necessário converter uma fotografia, desenho ou pintura para uma imagem fragmentada em pequenos pontos, maiores ou menores, de acordo com a tonalidade do original. Essa fragmentação pode ser em linhas retas, circulares, grãos/pontos estocásticos ou retículas convencionais igualmente espaçadas entre si.

Graças a essa fragmentação, as retículas de meio tom, tem a aparência de tom contínuo devido à capacidade de resolução do olho humano (ilusão de óptica): um conjunto de pequenos pontos, quando visto de uma certa distância, não são notados como pontos individuais, mas confundidos como um tom contínuo.

Os fotolitos para quadricromia (4 filmes reticulados) podem ser obtidos através de um processo fotomecânico ou via computação gráfica. Programas como Corel Draw ou Photoshop são largamente utilizados. Todavia é interessante ressaltar que os fotolitos gerados pela seleção de cores devem ser específicos para serigrafia, já que para outros processos gráficos, os parâmetros podem ser diferentes.

É muito importante que cada um desses 4 filmes tenham as marcas de registro (elemento gráfico, para auxiliar o posicionamento correto das 4 cores) fora das marcas de corte, assim como escalas de cor para controle da tonalidade impressa.

Para a elaboração de fotolitos que permitam a perfeita reprodução das cores, é fundamental o conhecimento e a definição correta dos seguintes parâmetros:
1) Qualidade e camada do fotolito (filme):

Um filme fotográfico é composto por uma base de poliéster transparente e pela camada negra opaca. Na exposição da matriz serigráfica (gravação da imagem), essa camada negra deve estar em contato com a emulsão fotográfica. Portanto, para impressão legível, o positivo deve ser legível; para impressão ilegível, o positivo também deve ser ilegível.

Observar a qualidade do positivo: as áreas escuras devem ter boa opacidade (densidade acima de 3,2) para bloquear completamente os raios de luz que endurecem a camada fotográfica. As demais áreas devem ser transparentes e livres de sujeira ou poeira, para evitar a retenção de luz e o aparecimento de furos na matriz fotografada. Evitar filmes sobrepostos ou montados com fita adesiva.

Leia essa matéria completa no site AGABÊ.

Conceito

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço.

A “gravação” da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

Leia matéria completa e saiba mais sobre a história da Serigrafia na Wikipédia.

Estamparia tipo carrossel

Por Alexandre Gijon

(Alexandre Gijon é formado pela escola Panamericana de Artes, no curso de Design Têxtil. Trabalhou desenvolvendo tecidos de camisaria para tecelagens, além de atuar com estilistas renomados, como Reinaldo Lourenço. Atualmente trabalha desenvolvendo a parte de estamparia corrida digital e também atua como free-lancer para tecelagens e malharias no desenvolvimento de estampas para a coleção, além de fazer trabalhos exclusivos para clientes. alexandregijon@gmail.com )

Esta entrada foi publicada em História da Moda, Tecnologia Têxtil e da Confecção e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

48 respostas a Processos e Técnicas de Estamparia – Parte 1/3

  1. Maria Luiza Barbosa disse:

    Olá,estou montando uma camiseteria,e tenho pesquisado muito sobre a serigrafia,já
    faço alguns trabalhos juntamente com meu marido,mas temos muita dificuldade em
    fazer a desgravação de tela,sempre fica manchada,as vezes nem conseguimos recuperá-la,por favor,precisamos de dicas de como fazer ou que produto usar para que a tela fique
    completamente limpa.Muito obrigada,aguardo resposta.

  2. inaldo rebeiro pereiea disse:

    eu tenlho in terese

  3. julia disse:

    eu amo as cores elas são bem fortes!

  4. julia disse:

    nossa a quadricomia e bem diferente por cores, ela e bem tonzada nas formas das cores secundarias ,primárias, e tercearias…..

  5. Sérgio Cardoso disse:

    Olá sou técnico em aplicação textil caso vc serigrafo tenhoa duvidas sobre estampas,tintas,emulsões,tempo de luz,etc…

    entre em contato estou a disposição para responder todas as perguntas pertinentes a silk screen tintas base agua , plastisol e emulsões.

    sergio_stamps@yahoo.com.br

    abraço.

  6. eliseu disse:

    bom dia gosteria de saber o valor da maquina de silk

  7. Arlei oliveira disse:

    Ôla adorei conhecer um pouco da empresa e sabe mas sobre a cualidade de todos parabéns!!

  8. MARCOS ANTONIO MENDES disse:

    BOA TARDE: ARSENIC TINTAS UMA EMPRESA A MAIS DE 25 ANOS NO MERCADO LOCALISADA NA AV: CARLOS DE CAMPOS 557 (PARI) COM LOJAS ESPALHADAS EM TODO SAO PAULO
    AGORA COM UMA PROXIMO A VOCE, NA AV: JANIO QUADROS,320 FERRAZ, TEMOS TUDO PARA SILK SCREEN COM QUALIDADE E ENTREGA RAPIDA TEL: 4675-8782/ 7802-1833 ID:108768

  9. jose antonio disse:

    e um site diferente so resta saber se esta funcionando pois a maioria nao presta, quero ver se este funciona, aparentemente e bom, ok?

  10. Leandro disse:

    Quero saber se vcs vendem maquina de estampas que faz a estampa direto de uma foto??

  11. Ellen disse:

    Onde posso estampar tecido em são paulo?

  12. Anderson disse:

    Por favor estou procurando vagas de serviço………

    Estou a 10 anos no ramo de estamparia mas ainda não consegui um serviço registrado alguém pode me ajudar……Sou um bom trabalhador desde já Agradeço

  13. Arnaldo José da Silva disse:

    Olá, me chamo Arnaldo e trabalho com estamparia manual a seis anos, gostaria de saber se existe cursos na área de estamparia carrossel em Santa catarina. Desde já agradeço, abraços

  14. paulo cesar disse:

    olá eu sou paulo eu trabalho na area de silk e estamparia e nao encontrei um lugar q nao proporciona um bom abiente e eu bom salario eu gostaria de saber se é possivel encontra um bom ambiente e tambem um bom salario eu nao a mao de obra ta muito barata ….

  15. PAULO ESPIRITO SANTO disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTO MAQUINA TIPO CARROSSEL QUE ESTAMPA SOBRE COSTURA OU PEÇAS PRONTAS

    UM ABRAÇO

  16. Pingback: referencia « Blogreferencia's Blog

  17. ARISTÓTELES DA SILSA disse:

    Olá sou Angolano e sou serigrafo amador gostaria de abrir uma min empresa aqui em angola, já que vivo deste mesmo negósio.
    sé poderem em contrar uma maquina avenda a bom preço. por favor ligue (244)923663913. E-mail: aristotelesleily@yahoo.com.br. Obrigado

  18. egeano veiga disse:

    Olá sera que vcs podiam me passar o preço da maquina de estampar tipo carrosel ?

  19. Luciane disse:

    Olá, gostaria de saber , qual é o melhor processo para estampar em poucas quantidades. Tenho uma confecção de roupa feminina e não trabalho com grande produção, mas quero lançar a coleção de verão com estampas exclusivas.

  20. luciana disse:

    ola! tenho uma estampari indusrtial, e gostaria de trabalhar com a estamparia digital, mas quero saber se esse tipo de estampa é bem aceito ao comsumidor, e se esse tipo de estampa adere facil no tecido?

    por favor me responda…

    obrigado

  21. wocmar style disse:

    Muito didático e prazeroso o comentário exposto nessa matéria, de fácil apelo e de aprendizado tbm.
    Parabéns e continue a colocar coisas assim; que nos fazem a aprender um pouco mais a cada dia sobre estamparia.

  22. Carlos Wagner disse:

    OI eu tenho uma estamparia e gostaria de mim apefeissoa mais e representa maquinas ou produtos serigraficos.

    Carlos de Fortaleza – Ce

  23. Aninha disse:

    Olá, gostei muito dessa matéria e preciso descrever em meu trabalho da faculdade qual é a rotina do setor de estamparia de uma industria textil. se vc puder me ajudar eu ficarei muito agradecida

    Fico aguardando alguma resposta se for possivel me ajudar……… Grata pela colaboração!

    Aninha

  24. FELIPE disse:

    GOSTARIA DE SABER SE TEM OPORTUNIDADES DE MERCADO , COMO A SERIGRAFIA, EU TRABALHO A 2 ANOS, ESTOU DESEMPREGADO, GOSTARIA DE TRABALHA COM SERIGRAFIA ,NAS OUTRA CIDADES

    • jose antonio disse:

      entre em contato comigo se ja nao estiver empregado sou de curitiba-parana.

      • Felipe disse:

        olá bom dia, jose, estou desempregado, amigo, faço pequenos serviços, mas estou desempregado, jatrabalhei com policromia, duas cores, sei revelar, limpar tela,, moro em Belém-pa , tenho 26 anos

  25. sylvaney disse:

    Gostaria de saber qye tipo de material e prenssa para chinelos havaianas obg: sylvaney@hotmail.com

  26. Luis Martins disse:

    Como vou conseguir estampar uma malha PES/CO de côr preto utilizando plastisois sem que ocorra sublimação?

  27. Leandro Pereira disse:

    Eu gostaria de saber como faz para estampar peças na estampria localizada e não deixar marcação na peça, marcação de rasqueta ou de tabuleta.

  28. rogerio carvalho disse:

    ola seu site é muito bom, eu trabalho com serigrafia e sublimacao, gostaria de saber como é feito a estampa em bermudas surf wear, e como é feito a impressao subimatica em bermudas.pois to desenvolvendo umam mar a surf wear e gostaria de saber qual o procedimento.desde obrigado

  29. Claudeth disse:

    Olá, gostei muito das informações que encontrei aqui. Porém desejo fazer um curso prático de quadricromia. Alguém poderia me informar onde tem? Precisamos aprimorar nossa serigrafia…

  30. Anuzimar Dantas disse:

    Estou com problema de migração de pastas durante o processo de estampa localizada em máquinas carrosel, como devo resolver essa situação?

    Grata,

  31. Daniele disse:

    Boa Tarde,
    Achei muito interessante este site, foi um meio
    em que achei o que gostaria !
    Gostaria tambem de conhecer o processo de degrade ?

    Obrigada

    Daniele

  32. Daniele disse:

    Boa Tarde,
    Achei muito interessante este site, foi um meio
    em que achei o que gostaria !
    Gostaria tambem de conhecer o processo de degrade.

    Obrigada

    Daniele

  33. guilherme disse:

    ola pessoal
    gostei do que vi aqui, por issu q estou pedindo uma ajuda…ja trabalho com silk ja a algum tempo e qria algumas dicas de como melhorar as estampas, e se fosse possivel algumas tecnicas para estampar
    meu trabalho e simples, intao gostaria q fosse coisas basicas, mais q dêem diferencial a peça
    bom, desde intao agradeço a ajuda de vcs
    abrigado

  34. Jane disse:

    Obrigada pela informação! Queria saber qual desses processos têm baixa qualidade (ou seja sai mais rápido nas lavagens) e qual perdura mais?
    abraços

  35. francisco Palma disse:

    adorei a materia fasso desenho artistico no paint p/estampa gostaria de receber alguns p/analice

  36. negro disse:

    bueno todo esto que Esta en este document o es interesante solo hay que anadirle los tip’s de maquina que hay ok.

  37. caso queira mais informações sobre produção e efeitos especiais, contancte-me: http://www.artefinalestamparia.com.br e parabéns pela matéria, pois é um assunto bastante vasto.
    abraço, Rosana

  38. Olavo Ribeiro disse:

    Olá galera,muito bom o trabalho aqui apresentado,extremamente profissional,parábens.Aproveito a ocasião,e peço um esclarecimento se possivel,possuo 2 maquinas de transferência de transfer,e quero legalizar meu negocio,mas não encontro a classificação no CNAE,que defina,o principal objetivo da empresa.Que é estampar camisetas e bones,e vender a varejo.Gostaria de saber a classificação dada pelo CNAE,para este tipo de empresa,pois só com este codigo posso entrar com o pedido de legalização.Desde já agradeço pela atenção.

  39. lucia disse:

    Olá , exelente matéria !Parabéns!
    gostaria de saber para se fazer a impressão em uma peça de algodãopor ex , o papel usado chama-se tranfer?Onde o consigo , em qq papelaria ??
    Agradeço a atenção
    Abraços

  40. andre disse:

    Valeu pessoal, gostei da matéria. Estou fazendo uma trabalho de Produção Gráfica pra facuda e a matéria me ajudou muito. Bem didática, principalmente para aqueles que estão começando a aprofundar no assunto.
    Parabéns

  41. soraya marinho disse:

    Gostaria de saber como estampar fotos em tecido para confecçao de bolsas e almofadas.agradeço desde já.

  42. Daniela disse:

    Boa tarde,
    Achei muito interessante esta matéria.
    Estou fazendo um trabalho acadêmico onde estou pesquisando a estampa em tecido para roupas de cama destinadas a crianças de 05 anos.
    Por isso,preciso saber a origem e a história da roupa de cama e o processo de impressão para a estampa deste tipo de produto.
    Para o desenvolvimento de estampas para roupa de cama o processo de desenvolvimento e impressão é o mesmo?
    Vocês poderiam me ajudar no sentido de me informarem ou de auxiliarem com material didático sobre esse assunto?Teriam também como me auxiliar na parte da história da roupa de cama?

    Agradeço pela atenção.Aguardo retorno.
    Um grande abraço e bom domingo e inicio de semana à todos.

    Daniela

  43. Pingback: Tipos de tinta e efeitos para Silk-Screen (Parte 2/3)

  44. Sabrina disse:

    Olá, meu nome é Sabrina,
    gostei muito da matéria.
    Muito bem ilustrada, atualizada e com liguagem simples.
    Adorei.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>